Em tempo de chuva ou frio é só ligar o carro e andar um pouco, que o vidro do para-brisa começar embaçar. Para aqueles que têm o ar condicionado no veículo, é fácil de resolver o problema, pois é só ligar o ar e colocar a função desembaçante. Porém, existem os automóveis que não têm o ar e, em épocas frias, não é muito confortável utilizar a baixa temperatura na parte interna. Nesses casos, há algumas dicas para que sua visão não fique prejudicada.
O vidro do carro fica embaçado pois a temperatura no carro é maior do que na parte externa. O ar mais quente dentro do veículo ao entrar em contato com vidro frio é resfriado e se transforma em gotículas que acumulam no vidro. Quando isso acontece, automaticamente as pessoas passam a mão no para brisa, porém isso nunca é recomendado, pois onde haverá o contato, ficará o suor ou a oleosidade da mão. Para isso é indicado usar panos ou flanelas. Porém, toda hora o motorista vai ter que ficar removendo as gotas de água formadas.
A melhor solução e mais prática é comprar um produto próprio antiembaçante. Aplique o produto em um pano ou papel toalha e aplique na parte interna do vidro. Ao passar do tempo, você verá que será necessário aplicar novamente o produto.
Uma sugestão caseira é usar detergente. É o mesmo processo do produto próprio e deve ser aplicado ao passar do tempo. Por fim, sempre que você for lavar seu veículo dê uma atenção especial aos vidros para não deixá-los engordurados. Lave-os por fora e por dentro. É muito importante o motorista não ter a visibilidade afetada, deixando você, seus passageiros e terceiros a salvos. A direção preventiva sempre é a melhor opção para evitar acidentes.